Um dos fundadores da literatura russa moderna
Imaginativos e atemporais, os contos de Gogol permanecem atuais e significativos hoje como eram para os leitores de outras gerações. Suas histórias são admiradas pela perfeita combinação entre fantasia e realidade com toques de humor, aliadas ao uso de detalhes do cotidiano para extrair o «extraordinário do ordinário». Esses elementos estão presentes em “O retrato”, uma soberba reflexão sobre a vida e a arte.
Renovador e vanguardista, Gogol trouxe para a literatura russa o realismo fantástico e escreveu algumas obras-primas do conto universal. Os contos “O retrato” e “O capote” são algumas das peças mais expressivas da vertiginosa obra do autor.
Nicolai Vassilievitch Gogol nasceu em Sorotchinsky, na Ucrânia, em 1809, e morreu em Moscou, em 1852. Além de contista genial, também foi romancista e dramaturgo. Seu livro de estreia, Numa fazenda perto de Divanka (1832), uma coletânea de contos picarescos e bem-humorados, foi um enorme sucesso de público, transformando-o da noite para o dia em uma celebridade.